Barcelos

Cidade conhecida como rainha do artesanato e pela tipicidade da sua feira semanal. Barcelos é uma cidade também ligada aos duques e a casa de Bragança.

Ver imagens

A acontecer em Barcelos!!

 

Locais a visitar

Igreja Matriz de Barcelos

A sua construção foi iniciada na segunda metade do século XIV, por D. Pedro, Conde de Barcelos, cujo brasão de armas permanece gravado na sua porta principal. Na sua arquitetura podemos verificar alterações de estilo, desde o românico ao gótico, e passou por várias reconstruções do século XV ao século XVIII.Destaca-se, pelos seus azulejos do século XVIII e pelas capelas barrocas douradas.

Horário de funcionamento

Terça-feira a sexta-feira das 10:00h às 17:30h

Sábados e domingos de 09:30h às 11:45h e das 15:30h às 19:30h

Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz

Esta igreja octogonal fascinante foi projetada em 1704 pelo arquiteto João Antunes e aberta ao culto em 1710. Dentro da mesma pode admirar um estilo barroco com mosaicos coloridos que retratam os últimos dias de Jesus. Podemos visitar este símbolo da cultura Barcelense no Largo da Porta Nova.

Horário de funcionamento

De quarta a segunda-feira das 8:30h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h

Igreja de Nossa Senhora do Terço

Esta igreja, localizada na Avenida Dos Combatentes da Grande Guerra, fazia parte de um antigo Mosteiro Beneditino que data ao século XVIII. A sua importância deve-se à arte barroca, que pode ser vista nas paredes, cobertas por mosaicos de azulejos que retratam a vida de São Bento, o trabalho de António de Oliveira Bernardes, um mestre autêntico do século XVIII.

Paço dos Duques - Museu Arqueológico de Barcelos

O Museu Arqueológico de Barcelos é constituído pelas ruínas do que foi outrora o palácio dos Condes de Barcelos e Duques de Bragança. Numa extremidade da ponte do século XIV localizado sobre o rio Cávado, na cidade de Barcelos. Destruído durante o terramoto de 1755 é agora museu arqueológico ao ar livre. Aqui pode encontrar colunas romanas autênticas e sarcófagos medievais, mas o mais interessante é uma cruz de pedra do século XIV e um cruzeiro conhecido como “O Senhor do Galo” que representa o homem da famosa lenda do galo.

Museu da Olaria

O Museu situado na Rua Cónego Joaquim Gaiolas, na antiga Casa dos Mendanhas Cyrne Benevides, tem uma coleção de mais de 9 mil peças essencialmente por coleções de cerâmica portuguesa fosca e vidrada (de Norte a Sul) e estrangeira (países como Angola, Argélia, Brasil, Timor, Chile, Espanha e Cabo Verde). Tem como missão a aquisição, a investigação e a divulgação desse importante património oleico, bem como, a sua preservação.

Horário de funcionamento

De terça-feira a domingo das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h

Feira

A tradicional feira de Barcelos realizada desde 1412, é considerada a mais antiga feira. Decorre todas quintas-feiras nesta cidade histórica localizado nas margens do rio Cávado. Localizada na praça da República, é uma excelente montra do artesanato e dos produtos locais.

Todas as quintas feiras

Solar dos Pinheiros

É um edifício quatrocentista, datado de 1448 destacando-se os elementos e as características manuelinas.O edifício é um verdadeiro testemunho da arquitetura civil da aristocracia enriquecida pelos descobrimentos portugueses e o comércio ultramarino. Este edifício albergou durante muitos anos os condes de Barcelos mas agora pertence à família Pinheiro.

Ponte de Santiago (Medieval)

Obra da responsabilidade do Conde D. Pedro, foi construída entre 1325 e 1330. Tem cinco arcos, em que o arco central é mais alto, típico das pontes da época. É uma edificação gótica e faz a ligação entre Barcelos e Barcelinhos.

Torre da Porta Nova| Centro de Interpretação da Cidade e do Galo de Barcelos

Parte da muralha do século XV funcionou desde o século XVII até 1932 como cadeia.O edifício desde 2013, é utilizado como Centro de Interpretação do Galo e da Cidade de Barcelos.

Horário de funcionamento

Segunda- Sexta-Feira das 10:00h às 18:00h

Fins-de-semana e feriados das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 17:30h 


Locais relacionados

Vale do Douro

Passe um dia inesquecível no Vale do Douro. Passeio que o levará de barco a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos desta região, aldeias típicas e muito mais. Para mais informações, fale connosco.

Valença

Visite a fortaleza de Valença e o seu burgo, Marco Miliário Romano, A feira semanal de Valença realiza-se ás quartas-feiras, Vá até ao Museu do Bombeiro

Vila Nova de Cerveira

Museu Bienal de Vila Nova de Cerveira, Visitar o Aquamuseu, Feira de Vila Nova de Cerveira (Feira semanal ao Sábado), Caminhe por entre o centro histórico desta lindíssima vila de Portugal e dê um passeio ao longo dos jardins nas margens...

Praia de Caminha

Torre do Relógio de Caminha e Igreja Matriz de Caminha.

Vila Praia de Âncora

Visite o Forte de Vila Praia de Âncora. Sugestão: Passeie ao longo da praia nos passadiços de madeira.

Gerês

É uma das maiores atracões naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna e flora.

Desenvolvido por aznegocios.pt